O USO DAS MÍDIAS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: uma necessidade no Ensino Superior

Autores

  • Andréa Kochhann
  • Alice Carlos Feliciano
  • Pablinny Lima
  • Patrícia Ferreira de Souza
  • Patrícia Ramiro Ramiro
  • Adriana Souza Souza

Resumo

Este trabalho discute sobre a importância das mídias e tecnologias educacionais e sua aplicabilidade no meio acadêmico. Estudos que compõe o GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. Os estudos abordam a história das mídias, as dificuldades e possibilidades de uso das tecnologias educacionais e as ferramentas midiáticas. Algumas das ferramentas são: a internet, o facebook, o whatsApp, o slideshare, o youtube, o Power point, entre outros. Essas ferramentas podem ser utilizadas no processo educacional. O professor apesar de ser um migrante digital, conforme Presnky e o aluno um nativo digital, não pode sentir que as tecnologias coloquem sua práxis e suas atuação em segundo plano. Essas ferramentas são utilizadas por seres humanos e estes fazem delas aquilo que desejam. Então, podem utilizá-las de maneira negativa ou positiva. No processo educativo, a utilização das mídias dependerá do planejamento do professor e de como este interage com as próprias ferramentas. Assim, o presente trabalho visa discutir as possibilidades didático-pedagógicas de utilização das ferramentas e apresentar algumas experiências com as referidas, que o grupo GEFOPI utiliza. A conscientização de que as mídias favorecem o processo educacional deve ser trabalhado desde os primeiros anos de formação, para que os futuros professores aprendam a fazer uso das mesmas em prol da aprendizagem mais dinâmica, criativa e crítica. As mídias podem ser utilizadas tanto no Educação Básica quanto no Ensino Superior.

Biografia do Autor

  • Andréa Kochhann

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples