O APLICATIVO WHATZAAP COMO METODOLOGIA DE ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL: uma experiência no Ensino Superior

Autores

  • Andrea Kochhann
  • Keila Cristina Barbosa Ferreira
  • Julyanna Marques de Souza

Resumo

Este trabalho discute sobre o uso do aplicativo WhatsApp no Ensino Superior como metodologia de orientação e produção do conhecimento. É um aplicativo de celular que viabiliza a criação de grupos de estudos virtuais, quebrando as barreiras do tempo e do espaço. Muitas pessoas utilizam o aplicativo apenas para entretenimento. Contudo, os professores podem utilizar esse aplicativo para esclarecer as dúvidas da disciplina, os trabalhos extraclasse, os textos a serem discutidos, a correção dos trabalhos, a produção científica em geral, avisos diversos e outros. A questão está no uso consciente do WhatsApp. Dessa forma pode ser um bom agregador para o processo ensino-aprendizagem. Esse objeto de estudo compõe os trabalhos do GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade. Como base teórica embasou-se em Moran (2007), Gonnet (2004), Prensky (2001) e outros. Para a empiria aplicou-se questionário misto a 30% dos alunos do Curso de Pedagogia da UEG do Câmpus de São Luis de Montes Belos, do ano de 2015, escolhidos aleatoriamente e também um estudo de caso, com acompanhamento de um grupo de estudos sobre formação de professores - GEFOPI, pelo WhatsApp, por meio de mapeamento dos diálogos, questionário com os integrantes e entrevista com a coordenadora do grupo. Nesse ínterim ao desenvolver esta pesquisa, organizou-se o trabalho final de curso sobre as possibilidades do WhatsApp ser uma ferramenta de aprendizagem por meio de grupos de estudos no Ensino Superior.

Biografia do Autor

  • Andrea Kochhann

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples