A ATUAÇÃO DOCENTE: atitude de inclusão ou exclusão

Autores

  • Nalha Monteiro de Souza Lourenço Costa

Resumo

A presente investigação versa sobre a Educação Inclusiva nos Cursos de Licenciatura no Câmpus UEG Jussara – Goiás. Considera-se que o que define o desenvolvimento do discente com necessidades especiais são as atitudes dos atores envolvidos no processo no cotidiano da sala de aula, que é o âmbito de desenvolvimento (Morais,1998). De acordo com a Constituição Federal Brasileira de 1988 todos são iguais para exercer a cidadania. Contudo, observa-se que não basta garantir os direitos das pessoas com necessidades educacionais especiais nas legislações, é necessário transformar a teoria em prática, provocando a inserção e a inclusão tão esperada por todos e todas. São inúmeras os tipos de necessidades educacionais especiais que requer muito zelo e cuidados no contexto escolar e social. A título de exemplificação a baixa visão é uma deficiência que requer utilização de estratégias e de recursos específicos[...], (Domingues;Carvalho;Arruda, 2010) para que inclusão escolar e social aconteça. E o recorte da atual pesquisa será estudo de casos de acadêmicos com baixa visão e cegueira total. Lembrando que os recursos de acessibilidade adequados promovem o ensino de qualidade. Objetiva-se com o resultado da pesquisa provocar reflexão  e ação dos acadêmicos e professores atuantes nos Cursos de Graduação em Licenciaturas.

Biografia do Autor

  • Nalha Monteiro de Souza Lourenço Costa

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples