A QUESTÃO DA HOMOSSEXUALIDADE NA ESCOLA: uma reflexão históricosocial

Autores

  • Ana Nábila Lima Campos
  • Josemar Teixeira de Morais Junior

Resumo

Esta abordagem tem como objetivo analisar e refletir a questão da homossexualidade dentro do contexto escolar a partir de perspectivas históricas e culturais a respeito do gênero como construção social. Nesse sentido, considera-se as concepções que visam a compreender como a educação, por meio de conteúdos transversais, tem contribuído para a quebra de paradigmas e preconceitos contra o aluno/indivíduo homossexual. A relevância desse estudo se justifica a partir do papel social atribuído à escola, conforme prescrevem alguns postulados, dentre eles o de Moita Lopes (2002). De acordo com esses estudos, a sala de aula é um contexto institucional adequado para a análise da construção de identidades sociais, consolidando os discursos que sustentam as diferentes identidades que se manifestam dentro dos muros escolares, inclusive as identidades homossexuais. Diante disso, cabem problematizações que proporcionem novos olhares a respeito de como essas identidades são construídas, veiculadas e preservadas na escola pelos principais atores envolvidos na prática escolar, professores e alunos, de modo a entender, também, como a sociedade lida com essas construções de gênero a partir de um posicionamento histórico e social, situando a instituição escolar como relevante para que os indivíduos valorizem as diferenças nela presentes.

Biografia do Autor

  • Ana Nábila Lima Campos

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples