UM OLHAR SOB O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS A PARTIR DA ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Autores
Samara Layla Cordeiro de Souza
Roseli Araujo Barros
Resumo
O presente texto apresenta os resultados de uma pesquisa onde buscamos investigar o desenvolvimento profissional de licenciandos em Matemática na realização do Estágio Curricular Supervisionado, na Universidade Estadual de Goiás, Campus Jussara, Goiás. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza exploratória, já que tem por finalidade obter informações mais esclarecedoras e consistentes sobre um tema, a partir do ponto de vista de cada estagiário, com base na análise dos relatórios finais de Estágio Curricular Supervisionado produzido pelos licenciandos do terceiro ano de licenciatura em Matemática, em 2013. Assim, dividimos o texto em dois momentos. No primeiro, buscamos um conceito para desenvolvimento profissional e discutimos o desenvolvimento profissional baseado na reflexão sobre a prática. No segundo, trazemos os resultados obtidos a partir da análise dos relatórios finais de Estágio Supervisionado. Acreditamos que o Estágio constitui-se de um momento relevante do processo de formação do futuro professor, oportunizando uma reflexão partilhada, de troca de experiências, de aportes teóricos e da interlocução com os diferentes sujeitos da prática docente. A elaboração desta pesquisa provocou a necessidade de rever apontamentos e registros dos relatórios, resgatando marcas e impressões que se estabeleceram no decorrer da trajetória dos licenciandos ao longo das vivências do Estágio. Assim, acreditamos que as múltiplas experiências vividas por eles, durante as atividades desenvolvidas no Estágio, constituem-se base principal de todo o seu desenvolvimento profissional.