EVOLUÇÃO INTELECTUAL HUMANA: processo de hominização mediante a produção de conhecimento
Autores
Wanessa Cristina de L. Landó
Débora Alves Souza
Marilene batista da Silva Tchérina
Maria Carlos da Silva
Resumo
O presente trabalho foi produzido dos debates realizados na disciplina Bases Epistemológicas da Educação, ministrada pela professora Wanessa Landó, na UEG, Câmpus de São Luís de Montes Belos, com a turma do 1º ano/2º período de 2015. Ressalta a importância do conhecimento sob os critérios rigorosos da episteme e a obtenção do saber com bases científicas, estudadas na teoria de Cortella (2003). O processo da evolução intelectual humana agregada de conhecimentos proporciona ao homem a capacidade de produzir transformando ideias em práxis. Em sua totalidade o conhecimento é essencial para formação de um indivíduo não fragmentado. A condição existencial de cada ser humano é proveniente de sua cultura e do seu contexto social, porém, a superação e realização profissional só serão possíveis mediante a construção do conhecimento. Tendo em vista que esse processo é lento, gradual e seguro, todo saber é válido, mas é necessário compreender a epistemologia de toda ciência para validar seus fundamentos. A partir das proporções de conhecimento constitui-se o pensamento crítico sobre a complexidade da sociedade humana, superando o conhecimento dualista. Nesse sentido, é necessário que o homem conheça o contexto histórico existente e se aproprie desse conjunto de informações utilizando-o como produto de aprendizagem no seu processo de formação. Em suma, a educação é extremamente importante para compreensão do conceito epistêmico. É primordial a prática da leitura, buscar interpretar e entender a essência como um todo de forma não parcial, estabelecendo relações lógicas entre o professor e aluno. Trabalhar significantemente com práticas pedagógicas inovadoras.