ESPAÇOS DE LEITURA NA COMUNIDADE: atividades inovativas e sustentabilidade na universidade

Autores

  • Karollyne Fernandes Camilo
  • Luciana Paula Rosa dos Santos
  • Carla Conti de Freitas

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre atividades inovativas no ensino superior ao considerar a possibilidade de relação entre projetos de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidos na universidade e motivou a realização do trabalho de conclusão do curso de Pós-graduação em Transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Educação que destaca a discussão sobre sustentabilidade, um dos aspectos da transdisciplinaridade. Neste sentido, o objetivo deste artigo é registrar a implantação de espaços de leitura na comunidade, desenvolvidos a partir do projeto de extensão denominado Meninas da Vila, desenvolvido no Câmpus Inhumas da Universidade Estadual de Goiás. Como referencial teórico, escolhemos Morin (2007), Suanno (2013, 2014), Petraglia (2008), Moraes (2014) e Freitas (2010, 2015) e para os aspectos metodológicos, Moraes e Valente (2008) por se tratar de uma pesquisa transdisciplinar. Por fim, apresentamos os resultados parciais que apontam para a relevância da discussão sobre sustentabilidade ambiental e social, promovida pelo desenvolvimento de projetos que contribuem tanto para a formação de professores comprometidos com as necessidades locais quanto para a conscientização das pessoas sobre sua importância para o local onde vivem. 

Biografia do Autor

  • Karollyne Fernandes Camilo

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples