DIVERSIDADE, CIDADANIA E DIREITOS: uma experiência curricular

Autores

  • Andréa Kochhann
  • Patrícia Ferreira de Souza
  • Patrícia Ramiro
  • Daniel Cardoso Inácio
  • Maria Clara Alves

Resumo

Este trabalho é reflexo das experiências advindas da disciplina “Diversidade, Cidadania e Direitos”, ministrada no 1º ano Matemática, no segundo semestre de 2015, na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Jussara. O objetivo principal da disciplina é discutir com os futuros professores questões de cidadania e humanidade, que envolve a diversidade, a cultura e os direitos de forma em geral. O interesse é que esses professores tenham maior consciência cidadã e de alteridade e saibam como agir com seus alunos não apenas ensinando o cálculo, mas ensinando a viver em sociedade. Almeja-se que tenham além de qualidade de conhecimento, consciência de si e do outro, multiplicando e acreditando na sua formação e na sociedade. Para tal valeu-se de algumas metodologias como debate introdutório, discussão teórica, produção midiática e científica, palestras, dias de campo e elaboração de uma revista pedagógica “Consciência”. Como o intuito da disciplina é possibilitar o debate sobre as questões da diversidade, cultura e direitos que envolvem a sociedade brasileira e, principalmente, a sua própria sociedade com os acadêmicos do curso de Matemática, da UEG, Câmpus Jussara, é possível dizer que estamos caminhando de forma sensível e colhendo bons resultados. Compreender sobre a questão do humano do ser humano e a relação com os professores, não só de Matemática, não é uma tarefa simples e que se possa realizar em um semestre. Contudo, o primeiro passo para perceber-se como ser humano humanizador do processo educacional e de sua sociedade já foi iniciado – inserindo a disciplina no currículo da UEG.

Biografia do Autor

  • Andréa Kochhann

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples