A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO: uma discussão por meio da extensão, pesquisa e ensino
Autores
Andréa Kochhann
Ana Paula Arantes
Dayanne Vitória Lopes
Ana Paula Costa
Natalia Ribeiro Teixeira
Elenaice de Paula
Naiara Sousa
Resumo
O tema abordado nesse resumo é a identidade do pedagogo. Para discutir sobre a identidade do pedagogo é importante conhecer a história do curso de Pedagogia, os marcos legais de 1939, 1962, 1969, bem como a Resolução CNE/CP n. 01/2006. A discussão da identidade do pedagogo, neste trabalho, passa pela análise da identidade unitas multiplex, analisando sua formação e atuação. Nesse contexto este trabalho objetiva também apresentar as áreas de atuação do pedagogo para além dos espaços escolares. Além de professor, o pedagogo é gestor educacional e pesquisador. Isso lhe propicia atuar em empresas, hospitais, espaços assistenciais e outros. A discussão que se efetiva passa pela questão de emancipação, reflexão, crítica e humanização. Mas, também abrange o atendimento ao mercado de trabalho. Eis um ponto de divergência ou convergência? A tendência é de que o pedagogo atue conforme foi formado. Sustentamos teoricamente em autores como Brzezinski (1987, 1996, 2011), Silva (1999), Silveira (2005) e outros. Essa discussão compõe o Projeto de Pesquisa "Aprendizagem Significativa e a Filosofia como contribuição para a construção da autonomia" e o Projeto de Extensão "Conhecendo a identidade do pedagogo: professor, gestor e pesquisador" e também faz parte do GEFOPI - Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade.