A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PESQUISADOR: uma análise à luz do currículo da Universidade Estadual de Goiás

Autores

  • Andréa Kochhann
  • Ana Paula Arantes

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir a formação do pedagogo no tocante a pesquisa, ao passo que almejamos inferir a importância da pesquisa enquanto professor pesquisador para o seu desenvolvimento profissional. A metodologia é bibliográfica e de campo. Para a análise da formação do pedagogo na Universidade Estadual de Goiás, no Câmpus São luís de Montes Belos, valer-se-á do currículo do curso de Pedagogia e os demais documentos legais que dão base ao curso, no que se refere a formação do professor pesquisador. A base teórica para a discussão será Saviani, Brzezinski, Aranha, Cambi, Xavier, Machado, Romanelli, Demo, e também por meio dos documentos legais: Manifesto dos Pioneiros, Pareceres 251 e 252, Constituição de 1988, LDB 9.394 de 1996, Resolução CNE/CP n. 01/2006. Será discutida a identidade do pedagogo na visão de Brzezinski e no que se refere à pesquisa por meio da análise de três livros de Pedro Demo, “Educar pela pesquisa”, “Pesquisa: princípio científico e educativo”, e o terceiro é o “Professor do futuro e a reconstrução do conhecimento”. Essa discussão compõe as atividades do projeto de pesquisa “Aprendizagem Significativa e a Filosofia como contribuição para a construção da autonomia” do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade, do Câmpus São Luís de Montes Belos, da Universidade Estadual de Goiás, e também compõe o segundo parte do trabalho monográfico. Essa temática deve compor os cursos de licenciatura.

Biografia do Autor

  • Andréa Kochhann

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Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples