O CONHECIMENTO E SUA CONSTRUÇÃO: educação, cultura e conhecimento
Autores
Wanessa Cristina de L. Landó
Aparecida Aissa Viana da Silva
Karoliny Gonçalves Ferreira
Walquiria Rodrigues Tavares
Resumo
Este artigo tem a finalidade de relatar o conhecimento e suas dimensões. Foi proposto pela Professora Wanessa Landó na disciplina de Bases Epistemológicas da Educação, no Câmpus de São Luís de Montes Belos na Universidade Estadual de Goiás. O ser humano é um ser pensante, que sempre está à procura de melhorias no meio em que vive. Assim vai adquirindo mais conhecimento. Com isso produz conhecimento, repassando para todos a sua volta. Segundo Aristóteles (384-322), o homem e o animal são os seres mais próximos. A diferença do animal e o homem, é que o ser humano é racional, capaz da ação transformadora consciente. A partir de uma compreensão do mundo é adquirido o conhecimento e conceitos. Tais conceitos que guia nossa experiência, e traz ações de conceitos prévios ou de preconceitos. Os valores são dependentes da realização humana é como um suporte de manifestação. E com isso valor e conhecimento vão ganhando sentido em relação a um lugar, um contexto histórico inserido no grupo social. Todo ser humano tem capacidade de produzir conhecimento, mais é preciso aprender e apreender. Para alguns teóricos o conhecimento é adquirido através de experiências, e a leitura é vista como fonte de conhecimento.