A IMPORTÂNCIA DA INDISSOCIABILIDADE ENTRE O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA, A PESQUISA E A EXTENSÃO NO CENTRO DE IDIOMAS DA UEG CAMPUS JUSSARA
Autores
Rizia Silva Freire Rocha
Resumo
A universidade tem o papel de fomentar o tripé formado por ensino, pesquisa e extensão. Esta pesquisa objetiva incentivar um ensino de língua inglesa tridimensional. Sabe-se que com a globalização, a comunicação entre pessoas extrapola o limite da comunicação local e a necessidade de se aprender a língua inglesa aumenta dia-a-dia. A língua inglesa é uma língua comercial mais falada no mundo e está presente na maioria das escolas regulares brasileiras. O professor de Língua Inglesa licenciado em Letras tem um papel relevante na sociedade, pois alguns profissionais necessitam de curso de inglês para conseguirem avanços profissionais. Além disso, saber ler inglês é um requisito para o vestibular e para quem deseja estudar mestrado. Assim, o ensino de língua inglesa como língua estrangeira no Brasil é muito importante no curso de Letras como formador de professores de línguas, na pesquisa científica e a criação de um centro de idiomas dentro de um curso de Letras português/inglês contribui para a para a aproximação entre a universidade e a comunidade e aprimora o ensino-aprendizagem de língua inglesa. O projeto de extensão de ensino de língua inglesa usa como metodologia pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa com abordagem de ensino comunicativa, com foco nas habilidades linguísticas (writing, speaking, reading, listening). A meta é associar pesquisas teóricas sobre ensino de língua estrangeira com o ensino no projeto de extensão “Centro de idiomas” na UEG Campus Jussara. O estudo baseia-se em teóricos como: Almeida Filho (2002), Dalacorte & Melo (2000), Leffa (1999), Figueiredo (2002) entre outros.