O ENSINO INCLUSIVO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL
Autores
Miriam Joyce de Sousa Azevedo
Rizia Silva Freire Rocha
Resumo
A educação inclusiva é um direito de todos, mas enfrenta muitos desafios na escola regular, pois ainda é um tema pouco compreendido pela maioria dos professores regentes e se faz necessário a busca constante por metodologias que contribuam na inclusão do aluno deficiente mental no contexto educacional. Sabe-se que o professor regente enfrenta inúmeras dificuldades em desempenhar seu papel em sala de aula de maneira que alcance a todos os alunos, incluindo alunos com necessidades educacionais especiais, como os deficientes mentais. a diversidade é trabalhada em salas de aula superlotadas e com alunos com diferentes características pessoais devendo os professores trabalharem de maneira distinta. Este estudo objetiva discutir algumas dificuldades e contribuições da inclusão de alunos com deficiência mental no ensino regular. Esta é uma pesquisa bibliográfica com autores como CóriaSabini (1991), Fávero (2007), Gomes (2007), Mantoan (2007) entre outros. Abordamos a história da educação especial, bem como a inclusão, a classificação e as terminologias corretas do deficiente mental, as questões legais na inclusão do aluno com deficiência mental, algumas leis que fundamentam a inclusão, o Atendimento Educacional Especializado e a formação dos professores na perspectiva inclusiva. Para que ocorra a inclusão na escola é necessário repensar algumas práticas pedagógicas, colocar em prática questões legais sobre inclusão e capacitar professores regentes das escolas regulares e não somente os professores de apoio, cientes que o deficiente mental terá sua adaptação escolar de acordo com o grau de sua deficiência.