FORMAÇÃO DE PROFESSORES: fragilidades e descompassos no enfrentamento do fracasso escolar

Autores

  • Maria Goretti Quintiliano Carvalho

Resumo

Diante de tantos problemas relacionados à prática pedagógica  à aprendizagem, à formação continuada, o tema formação de professores ganhou grande espaço de discussão entre os estudiosos do mundo inteiro. O Brasil, evidentemente, não fica fora desse debate. Inúmeros trabalhos de pesquisa são publicados com o intuito de contribuir na discussão sobre formação de professores, sobre seus descompassos diante dos desafios impostos pela contemporaneidade. Desafios apresentados pelas dificuldades de uma formação teórica sólida, pela fragilidade da parceria entre a universidade e as escolas campos por meio do estágio supervisionado e por projetos de pesquisa, e também pelo grande número de pessoas que apresentam dificuldade de aprendizagem nas salas de aula. O artigo apresenta breve histórico sobre a formação de professores a nível mundial, o desenvolvimento de propostas e documentos legais elaborados no Brasil para a formação de professores. Em seguida, discute a formação dos futuros professores por meio de parceria estabelecida entre a universidade e as escolas campo. E, ainda, a necessidade da formação de professores para lidar, também, com pessoas que apresentam dificuldade de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Maria Goretti Quintiliano Carvalho

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Resumo Simples