Edições anteriores

  • Anais Factus H - Publicação do Curso de História da UEG - Cora Coralina
    v. 1 n. 1 (2024)

    O Factus H vai se tornando um importante espaço para comunicação das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Curso de Graduação e do Mestrado em Estudos Culturais, Memória e Patrimônio em História do Câmpus Cora Coralina. No primeiro número, ano de 2024, traz uma edição com relatos de experiências do Projeto de Extensão Círculo de Estudos sobre Política (CEP), Coordenado pelo Prof. Dr. Valtuir Moreira da Silva, no ano de 2023. Espaço para nossos debates.

  • Anais Factus H - Publicação do Curso de História da UEG - Cora Coralina
    v. 1 n. 2 (2024)

    Nesta Edição estão publicados trabalhos dos acadêmicos do 6o. período do Curso de História do Câmpus da UEG Cora Coralina, produzidos no curso de História Contemporânea I, sob a orientação do Prof. Dr. Valtuir Moreira da Silva. Os estudos foram conteúdos das reflexões do capítulo de René Remond (1999) “A Idade do Liberalismo”, publicado no livro “O século XIX – 1815-1914, p. 15-33”.  São nossos alunos(as) produzindo conhecimentos e formando suas opiniões. 

  • Anais Factus H - Publicação do Curso de História da UEG - Cora Coralina
    v. 1 n. 3 (2024)

    O Factus H apresenta nesta Edição especial a programação, resumos e calendário das defesas de Trabalho de Conclusão do Curso de História do Câmpus Cora Coralina que fizeram parte da programação do XXIII ENCONTRO DE HISTÓRIA E II SIMPÓSIO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS CULTURAIS, MEMÓRIA E PATRIMÔNIO – PROMEP, realizado entre os dias 27 e 29 de novembro de 2024. Com o tema "Além das imagens hegemônicas: visualidades Decoloniais" foram realizadas muitas reflexões que colocaram no centro do debate a importância de estudarmos os temas da História a partir dos conceitos de "colonialidade e descolonialidade". Boa leitura!

  • Anais Factus H - Publicação do Curso de História da UEG - Cora Coralina
    v. 2 n. 1 (2025)

    A experiência educa-ativa se fez a partir do Projeto de Extensão “Museu Nello Bononi”, coordenador pela Professora Ma. Damiana Antônia Coelho quando há anos procura desenvolver atividades de aprendizados com os acadêmicos da UEG, desde 2014. Sempre atenta e ativa nas atividades desenvolvidas no mês de setembro com “Primavera dos Museus”. No ano de 2024, o projeto concorreu ao edital da Lei Aldir Blanc e que fora contemplado. Com o recurso da sociedade brasileira a ideia de levar o espaço museológico aos cidadãos se concretizou de fato, com ações nos Distritos de Diolândia, Cibele, Vila São José, Lages e Povoado de Cruzeiro Dourado. Uma ação revolucionária que fez a sociedade estar se vendo no acervo do Museu Nello Bononi.