“O AMANHÃ NÃO ESTÁ À VENDA”

avaliação da inserção apropriada de crianças indígenas na educação básica comum em escolas do Distrito Federal

Autores

  • Sara Ferraz de Jesus Lima
  • Viviane Faria Lopes

Palavras-chave:

Indígenas, Inserção, Escola

Resumo

Esta investigação tem como objeto de estudo a avaliação da inserção apropriada de alunos indígenas na educação básica. Para tanto, optou-se por perquirir estudantes residentes em reservas no Distrito Federal e que estão matriculados em escolas públicas regulares, as quais, por lei, deveriam os receber em sua diversidade cultural. Desse modo, a pesquisa volta-se à averiguação quanto à recepção promovida pelas unidades escolares, analisando como são estimuladas as interações sociais entre as crianças e, ainda, apontar se houve benefícios tanto para a escola quanto para os indígenas que passaram a integrar o grupo estudantil. O estudo é de natureza qualitativa descritiva, por meio de entrevistas com o corpo diretivo de duas unidades de ensino de Brasília-DF, em que crianças indígenas são regularmente matriculadas. Para referenciar cientificamente a investigação, foram utilizados teóricos educacionais e sociais, além de documentos, leis e diretrizes a respeito dos povos originários. Diante disso, por meio da apuração dos depoimentos colhidos e do suporte teórico selecionado, será possível investigar como as crianças indígenas são recebidas em sistemas educacionais regulares que estão fora do seu ambiente cultural e de seus costumes, de modo a analisar a interação nesse contexto e os resultados constatados.

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Publicado

2024-04-16