FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA MODALIDADE DE EAD, EM PORANGATU

Autores

  • Anna Paula Portilho da Costa Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Porangatu-GO
  • Geovani Fonseca Melo Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Porangatu-GO

Resumo

O ensino a distância pode ser definido segundo G.Dohmen (1967) como uma forma sistemática organizada de auto estudo, onde o aluno se instrui a partir do material de estudo que lhe é apresentado, onde o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Esta modalidade de ensino teve início no século XVIII via correspondência, marcado pelo surgimento do correio. A criação do ensino a distância veio para facilitar à vida de pessoas que não possuem tempo para freqüentar a universidade, presencialmente, e conseguir formar-se para atuar no mercado que exige cada vez mais profissionais qualificados para atuarem no mundo globalizado e tecnológico. Com a busca cada vez mais pelos cursos de formação inicial cresceram também as ofertas, destes, pelas universidades à distância, facultando ao aluno comparecer ao pólo uma ou duas vezes na semana. Os meios utilizados para transmitir o conteúdo são bem variados, indo do livro impresso a chats, correios eletrônicos, vídeo aula e ambiente AVA com ferramentas especificas para ambientes on-line de aprendizagem, onde alunos e professores podem se comunicar em tempo real ou em tempos diferenciados, tirando a dúvidas, orientando e mediando a aprendizagem do aluno. Com todas as vantagens e facilidades de se fazer um curso a distância fica a dúvida se esta modalidade oferece perspectivas para o exercício profissional critico reflexivo? Partindo dessa problemática, este estudo será delineado por pesquisa de campo nas Instituições de Ensino Superior, em Porangatu, que oferecem cursos de formação de professores na modalidade EAD, análise de obras que abordam o processo de desenvolvimento dos cursos para a formação inicial a distância, bem como os impasses provocados por esta modalidade na realidade sociocultural dos alunos por eles atendidos, tendo como referencia obra de autores como: CHAVES(1998), ALMEIDA1996), OLIVEIRA(2009), MORAN(2003), PRADO(1193), VALENTE (1999), entre outros. Esta pesquisa terá como metodologia um processo de investigação científica visando verificar quais as perspectivas para a formação inicial dos alunos, dos cursos a distância em Porangatu, em relação às possíveis contribuições da prática crítico – reflexiva na atuação profissional. Participarão desta pesquisa os professores e alunos das Universidades a Distância de Porangatu. Os dados empíricos serão obtidos através da utilização de instrumentos básicos, como questionários que serão distribuídos aos alunos, construído especificamente para este assunto.

Biografia do Autor

  • Anna Paula Portilho da Costa, Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Porangatu-GO
    Estudante do 3º Ano do curso de História da Unidade Universitária da UEG de Porangatu-GO.
  • Geovani Fonseca Melo, Universidade Estadual de Goiás (UEG), UnU Porangatu-GO
    Estudante do 3º Ano do curso de História da Unidade Universitária da UEG de Porangatu-GO.

Downloads

Edição

Seção

Resumos dos Trabalhos Qualificados - 3º Ano