A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA
Autores
Danyelle de Andrade Oliveira
Unidade Universitária de Inhumas
Carla Conti de Freitas
Universidade Estadual de Goiás
Palavras-chave:
Interação. Vygotsky. Freire. Formação e identidade.
Resumo
Na concepção vygotskyana, o desenvolvimento humano ocorre por meio das interações dialéticas entre o indivíduo e o meio, mundo físico e social, e suas dimensões culturais e interpessoais, do qual esta faz parte desde o seu nascimento. A interação histórico-social foi considerada também por Paulo Freire, já que esse processo não se resume apenas na aquisição das referentes habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento. A partir do estudo desses teóricos, analisou-se a interação na formação da identidade dos professores de língua inglesa do ensino superior, em Inhumas-GO.
Biografia do Autor
Carla Conti de Freitas, Universidade Estadual de Goiás
Professora orientadora. Graduada em Letras e Mestre em Letras e Linguística. Doutoranda em Políticas
Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (UEG/UFRJ). Professora da Universidade Estadual de Goiás.