ENSINO E PESQUISA NO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS: UM OLHAR A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO E DA MATRIZ CURRICULAR
Autores
Riquelma de Sousa de Jesus
Unidade Universitária de Inhumas
Yara Fonseca de Oliveira e Silva
UEG
Palavras-chave:
Ensino. Pesquisa. Graduação. Projeto político-pedagógico. Biblioteconomia.
Resumo
O campo da pesquisa tem crescido vertiginosamente nas últimas décadas, mas o Brasil pouco tem se destacado neste cenário, embora seja um país emergente. A educação é estratégica nesta questão, pois é ela quem deve formar profissionais aptos para o exercício da investigação científica. A universidade tem por finalidade produzir e difundir conhecimento, contudo esta ação se mostra pontual apenas na pós-graduação. Mas a sociedade exige que profissionais cada vez mais sejam aptos para atuar sobre a realidade e intervir nela a fim de resolver as questões de nossa época. Para tanto, o trabalho de investigação deve ser iniciado logo na graduação utilizando a pesquisa como metodologia de ensino e aproximando o aluno dos métodos científicos para criar e responder desafios da sociedade. Este trabalho pretende analisar se o curso de biblioteconomia da Universidade Federal de Goiás tem buscado a pesquisa como princípio educativo/formativo para formação de seus alunos e futuros profissionais, análise esta que será feita a partir do projeto político-pedagógico e da matriz curricular do referido curso.
Biografia do Autor
Yara Fonseca de Oliveira e Silva, UEG
Pedagoga, especialista em Avaliação Institucional, mestre em Educação, doutoranda em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (UEG/UFRJ).