DOCENTE DO ENSINO SUPERIOR E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Livia Ramos de Souza Silva Unidade Universitária de Inhumas
  • Marlene Barbosa de Freitas Reis UEG

Palavras-chave:

Formação de Professores. Prática Pedagógica. Ensino Superior.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa sobre as práticas pedagógicas existentes na educação superior e as relações mantidas entre essas práticas e a docência. Para o desenvolvimento de tal estudo, a pesquisa foi desenvolvida com os docentes e discentes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Goiás - UnU Inhumas, com os objetivos maiores de conhecer as concepções presentes na prática pedagógica desses docentes e analisar as influências da formação acadêmica dos professores na sua prática pedagógica enquanto docente universitário, formador de formadores. Para tanto, foram analisados e discutidos os resultados das entrevistas com os docentes e dos questionários com os discentes. O estudo teve grande importância no levantamento das principais questões que ocorrem no cotidiano da sala de  aula e os resultados revelaram não existir nenhum projeto que prevê a oportunização de formação contínua aos docentes da unidade, visando, sobretudo, a formação pedagógica de tais docentes.

Biografia do Autor

  • Marlene Barbosa de Freitas Reis, UEG
    Professora orientadora. Pedagoga,                especialista em Planejamento Educacional, mestre em Educação (Universidad de La Habana – Cuba), doutoranda em Políticas Públicas, Estratégia e Desenvolvimento (UEG/UFRJ). Professora da Universidade Estadual de Goiás. Coordenadora do Curso de Docência Universitária (UEG/Inhumas).

Downloads

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos