UTILIZAÇÃO DO XADREZ NA MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
educação matemática, jogos, aprendizagem.Resumo
De acordo Pieget, os primeiros jogos com os quais a criança tem contato são os chamados jogos de exercício. A transição dos jogos de exercícios para os simbólicos marca o inicio da percepção de representações exteriores e a reprodução de um esquema sensório-motor. Pode-se dizer que o jogo simbólico exercita a imaginação. A partir disto torna-se essencial notar o valor educativo inegável que a pratica lúdica possui. O jogo de Xadrez possui características importantes, as quais podem desenvolver habilidades em diversos níveis. Sobre o aspecto do raciocínio lógico, no jogo de xadrez, a criança passa a ter contato com diversos exercícios que lhe são propostos, nos quais ela deve buscar a melhor combinação dos lances a serem realizados, tendo a sua frente inúmeras possibilidades. O referido artigo apresentado, irá proporcionar a importância e correlação do jogo de xadrez usado como material lúdico para o aprendizado, em especial na matemática. Através deste recurso estaremos em busca de uma nova possibilidade para o desenvolvimento do aprendizado matemático, pois a sua aplicação é parecida com a matemática no seguinte aspecto, infinitas possibilidades, pois através deste instrumento podemos ir desde a geometria plana até a álgebra, viajando pela probabilidade e a cada momento fazendo uma nova redescoberta.Downloads
Publicado
2016-06-21
Edição
Seção
Trabalho completo
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