UTILIZAÇÃO DO XADREZ NA MATEMÁTICA: ESTUDO DE CASO

Autores

  • Lázaro Fernando Rodrigues Silva Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml
  • Sérgio Eduardo Ferreira Universidade Estadual de Goiás image/svg+xml

Palavras-chave:

educação matemática, jogos, aprendizagem.

Resumo

De acordo Pieget, os primeiros jogos com os quais a criança tem contato são os chamados jogos de exercício. A transição dos jogos de exercícios para os simbólicos marca o inicio da percepção de representações exteriores e a reprodução de um esquema sensório-motor. Pode-se dizer que o jogo simbólico exercita a imaginação. A partir disto torna-se essencial notar o valor educativo inegável que a pratica lúdica possui. O jogo de Xadrez possui características importantes, as quais podem desenvolver habilidades em diversos níveis. Sobre o aspecto do raciocínio lógico, no jogo de xadrez, a criança passa a ter contato com diversos exercícios que lhe são propostos, nos quais ela deve buscar a melhor combinação dos lances a serem realizados, tendo a sua frente inúmeras possibilidades. O referido artigo apresentado, irá proporcionar a importância e correlação do jogo de xadrez usado como material lúdico para o aprendizado, em especial na matemática. Através deste recurso estaremos em busca de uma nova possibilidade para o desenvolvimento do aprendizado matemático, pois a sua aplicação é parecida com a matemática no seguinte aspecto, infinitas possibilidades, pois através deste instrumento podemos ir desde a geometria plana até a álgebra, viajando pela probabilidade e a cada momento fazendo uma nova redescoberta.

Biografia do Autor

  • Lázaro Fernando Rodrigues Silva, Universidade Estadual de Goiás
    Jornada Acadêmica
  • Sérgio Eduardo Ferreira, Universidade Estadual de Goiás
    Jornada Acadêmica

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Publicado

2016-06-21