O USO DA VINHAÇA NA FERTIRRIGAÇÃO DA CULTURA DA CANA-DE- AÇÚCAR (Saccharum officinarum L.)
Palavras-chave:
subprodutos, fertirrigação, composição química.Resumo
A cana-de-açúcar é cultivada em mais de 100 países. Entre as culturas comerciais, é a que consegue desenvolver fotossíntese, o qual lhe permite fixar a energia solar e transformá-la em massa verdes compostas fundamentalmente de diferentes açúcares e substâncias lignocelulósicas. A aplicação de vinhaça em lavouras de cana-de-açúcar proporciona retorno econômico e melhorias na produtividade, porém se usada de maneira excessiva ou indiscriminada causa sérios problemas ambientais. A fertirrigação é uma tecnologia que visa à utilização de forma racional dos recursos naturais, pois possibilita a fertilização dos solos agricultáveis, além de impedir que ela seja descartada nos corpos aquáticos. A vinhaça é caracterizada como efluente de destilarias com alto poder poluente e alto valor fertilizante; o poder poluente, cerca de cem vezes maior que o do esgoto. Devido ao alto poder poluidor da vinhaça, sua eliminação é um problema para as indústrias, pois por muito tempo a vinhaça foi despejada nos mananciais hídricos sem controle e fiscalização das indústrias, dos órgãos de controle ambiental. Com a proibição do lançamento direto ou indireto da vinhaça em qualquer corpo hídrico, a destinação da vinhaça passou a ser objeto de estudo e pesquisa pela comunidade acadêmica e até mesmo por parte das indústrias. Assim surge a fertirrigação como uma alternativa rentável, econômica e limpa para o destino da vinhaça. A vinhaça quando utilizada corretamente pode reduzir o custo da produção agrícola em relação à adubação mineral, contribuindo pra a não contaminação ambiental.Downloads
Publicado
2016-11-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.