As mídias digitais no jornalismo político

Autores

  • Bruno Gomes Rodrigues Universidade Estadual de Goiás
  • Carla Cristina Rodrigues Leal Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Política, Campanha eleitoral, Redes sociais, Tecnologia

Resumo

É fundamental que jornalistas e políticos saibam da existência das mídias digitais e como utilizá-las profissionalmente. Portanto, esse trabalho tem como objetivo geral, analisar como os comunicadores sociais deveriam utilizá-las na produção e obtenção de informações na cobertura de assuntos da editoria de política. Justifica-se a escolha desse tema porque os avanços tecnológicos possibilitam os profissionais das mais diversas áreas a desempenharem com mais agilidade e precisão os seus trabalhos. Estudar e entender como as mídias digitais funcionam e como elas podem colaborar na produção de conteúdo jornalístico, em uma área como a política, é fundamental que o comunicador social informe melhor a sociedade em que está inserido. Em relevância social, a sociedade precisa contar com informações factuais e apuradas, muitas vezes obtidas e veiculadas por meio das mídias digitais e sociais. O problema a ser solucionado nesse trabalho é procurar saber como as redações jornalísticas utilizam as mídias digitais para veiculação de notícias da área de política, já que as inovações também modificaram o meio e muitas estratégias utilizadas por políticos em suas campanhas só são possíveis graças às evoluções e possibilidades tecnológicas.

Biografia do Autor

  • Bruno Gomes Rodrigues, Universidade Estadual de Goiás
    Cursando MBA em Comunicação, com ênfase em Mídias Digitais, pela Faculdade Objetivo; MBA em Jornalismo Empresarial e Assessoria de Imprensa, pela Universidade Estácio de Sá, e, graduação em Sistemas de Informação, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). É graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Faculdade Objetivo. Tem experiências nas áreas de Assessoria de Imprensa e Assessoria de Comunicação, organização e cobertura de eventos e de jornalismo especializado, em revistas, jornais impressos, rádio, TV e internet.
  • Carla Cristina Rodrigues Leal, Universidade Estadual de Goiás

    Docente e orientadora do curso de Sistemas de Informação

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Publicado

2018-09-21