Influência do Tratamento e Tamanho de Sementes de soja na germinação e vigor
Palavras-chave:
inseticida, Fungicida, bioestimulanteResumo
O presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito do tamanho e tratamento das sementes de soja na germinação e vigor. O ensaio foi conduzido em laboratório, realizando os testes de germinação, índice de velocidade de germinação, teste de emergência, índice de velocidade de emergência e comprimento e matéria seca de Raíz e parte aérea das plântulas. Utilizou-se um delineamento blocos casualizado e delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 12 X 2 (12 tratamento e 2 tamanhos de sementes - peneiras 5,50 e 6,25) com quatro repetições. Os resultados encontrados permitem concluir que a combinação de mais de dois produtos no tratamento de sementes de soja pode ocasionar fitotoxicidade na semente e reduzindo o vigor. O uso do bioestimulante e a inseticida de menor dosagem, isolado ou em combinação apresentou efeito positivo sobre o índice de velocidade de emergência e teste de emergência, para os dois tamanhos de sementes. As sementes de menor tamanho apresentara melhores valores no comprimento da parte aérea da plântula e para plântulas normais, e com o tratamento apenas de estimulante e a inseticida com maior dosagem germinaram mais rapidamente.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2018-09-21
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.