Dinâmica de uso e cobertura do solo nos assentamentos da reforma agrária do território rural do sudoeste.
Palavras-chave:
sensoriamento remoto, culturas, agricultura familiar.Resumo
A reforma agrária tem o intuito de reorganizar a distribuição de terras, proporcionando assim áreas de cultivos mais heterogêneas, voltadas para a agricultura familiar, para cultivos de alimentos básicos para a família brasileira. Porém a distribuição de terra não está sendo suficiente para essa mudança, pois os pequenos produtores de assentamentos estão produzindo monoculturas como soja, milho, cana de açúcar, feijão ou arrendando suas terras para grandes produtores. Neste estudo foi utilizado o sensoriamento remoto para a caracterização dos assentamentos Hidrocilda e Ponte de Pedra ambos localizados no Território Rural Sudoeste – GO, para analisar o tipo de uso e cobertura de cada assentamento para se observarem quais são os tipos de culturas cultivadas. Os assentamentos possuem grandes áreas de monoculturas já que estão localizados em uma região com um alto potencial agrícola, e por serem pequenos produtores são pressionados a arrendarem suas terras para grandes produtores da região, ocasionando o não cultivo de agricultura familiar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.