EFICIÊNCIA DE APLICAÇÃO DE INSETICIDAS NO CONTROLE DE INSETOS PRAGAS EM SUCESSÃO DE CULTURAS EM ÁREA DE PIVÔ CENTRAL
Palavras-chave:
Feijão, soja, controle químicoResumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo avaliar a eficiência da aplicação de inseticidas para controle dos insetos pragas nas culturas de feijão e soja cultivadas em sucessão, em área agrícola de pivô central no município de Santa Helena de Goiás. Os insetos foram amostrados de acordo com uma malha de pontos elaboradas a partir dos programas Google Earth Pro e Track Macker, sendo um ponto por hectare. As amostragens foram realizadas aproximadamente a cada quinze dias e as frequências de insetos em cada uma delas foram relacionadas às aplicações de inseticidas. Os insetos que apresentaram maior incidência ao longo das culturas de feijão e soja, foram respectivamente mosca minadora Liriomyza sp , percevejo-marrom (Euschistus heros ), além de lagartas em ambas as culturas, com maior diversidade em feijão e apenas complexo Spodoptera em soja. O controle mostrou-se efetivo principalmente quando aplicado abamectina e óleo mineral, reduzindo significativamente a população de minadoras no feijão, enquanto que a aplicação de tiametoxan + lambda-cialotrina mostrou resultados positivos para a redução de percevejos-marrons na soja. O controle menos eficiente foi o de lagartas, principalmente no feijão.Downloads
Publicado
2019-08-04
Edição
Seção
Trabalho completo
Licença
Declaro em meu nome e em nome dos demais autores que aqui represento no ato da submissão deste TRABALHO, à jornada Academica da UEG que:• 1. O conteúdo do trabalho é resultado de dados originais e não publicados em outro evento nacional.
• 2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
• 3. Em caso de aceitação do resumo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Jornada Academica da UEG, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, sem a citação desta fonte.