A PRODUÇÃO DE MATERIAL DE LEITURA PELO PROFESSOR
Palavras-chave:
Leitura como conteúdo de ensino, Dificuldades de ensino-aprendizagem na leitura, Autonomia pedagógica.Resumo
Este trabalho visa relatar a experiência de construção de uma coletânea de textos realizada pelas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Subprojeto de Pedagogia da UnUCSEH. A construção da coletânea surge com o objetivo de subsidiar o ensino de leitura em uma escola municipal de Anápolis. Durante oito meses na escola, atuando dentro da sala nos anos inicias do ensino fundamental, cada bolsista ficou em uma sala diferente. Sendo que os cinco primeiros meses nossa presença na escola ocorria três dias da semana, das 13 horas às 17horas e 30min. Nos três meses seguintes, passamos a ir duas vezes por semana, mas no mesmo horário. Os registros do que foi vivenciado foram feitos diariamente em um caderno de protocolo que serve de instrumento de análise e de reflexão do que foi vivenciado na escola. Para auxiliar ainda mais na análise e reflexão dos problemas vivenciados também realizamos entrevistas com as crianças para que pudéssemos identificar que tipo de dificuldades enfrentavam e de que forma seria a atuação com cada uma. Elaborou-se um relatório contendo o diagnóstico de leitura dos alunos com dificuldades de aprendizagem que serviu para avaliar o desenvolvimento apresentado pelas crianças, de parâmetro para organizar o ensino e aprendizagem e para a construção da coletânea. O trabalho de pesquisa, seleção e organização dos textos foi um processo importante de construção de conhecimento sobre o ensino de leitura, que constitui numa árdua tarefa. Considera-se que a produção de material de leitura pelo docente constitui-se em um importante processo de apropriação de conhecimentos sobre a leitura, reflexão sobre a pertinência ou não daquele tipo de texto para aquele grupo específico de crianças com todas as suas características culturais e linguísticas, então tornou-se um processo de rompimento com a alienação do processo educativo na escola.Downloads
Publicado
2014-11-20
Edição
Seção
Ciências Humanas