DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA: DESAFIO PARA O ENSINO

Autores

  • Ingrid Batista Queiroz
  • Elaine Monteiro de Siqueira

Palavras-chave:

Leitura e Escrita. Dificuldades de aprendizagem. Mediação Pedagógica na leitura.

Resumo

O Subprojeto de Pedagogia apresentado a CAPES, órgão de fomento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) oportuniza os graduandos das licenciaturas, na condição de bolsistas, atuarem nas escolas. Tem como objetivo de constituir uma relação entre os futuros professores e os profissionais com mais experiência. O caso específico desse subprojeto foca as dificuldades de aprendizagem na leitura e na escrita. Ele se desenvolveu em uma Escola Municipal de Anápolis dos anos inicias do Ensino Fundamental. Auxiliamos as professoras junto às crianças que apresentavam dificuldades com a leitura e a escrita, também avançamos na compreensão sobre o ensino da leitura e da escrita, o que exigiu de nós pesquisa e estudos teóricos. Atuávamos na escola três vezes por semana no horário das aulas do período vespertino. A coleta de dados para referendar nossas análises foi feita por meio da observação e registro no caderno de protocolo. Anotávamos os acontecimentos de todos os dias bem como a participação nas reuniões com a Coordenadora do subprojeto na Universidade. A experiência nos possibilitou reconhecer que a construção do conhecimento não ocorre de modo linear, mas em processos de construção e reconstrução, a cada dia novas descobertas foram vivenciadas. Reconhecemos a importância de identificar a natureza das dificuldades apresentada por cada aluno e de ter condições de elaborar situações didáticas diferenciadas para eles. Também foi possível reconhecer que o trabalho de seleção de textos relacionados ao cotidiano do aluno e com seu nível de conhecimento de leitura é uma atividade importante e difícil, pois exige do professor não só o conhecimento específico da área, mas também conhecer as características do contexto cultural em que os alunos estão inseridos, o nível de interação com eles e a forma de atuar com as diferentes formas de aprender e compreender o mundo.

Downloads

Publicado

2014-11-20