EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA SOB UMA PERSPECTIVA AMBIENTAL.
Palavras-chave:
Geografia. Meio Ambiente. Educação.Resumo
O subprojeto de Geografia da Unidade Acadêmica de Pires do Rio, desenvolvido junto ao programa de bolsa de iniciação a docência/PIBID, tem como objetivo principal, melhorar a formação dos discentes na licenciatura, através da oportunidade que os mesmos estão tendo, de conhecer mais de perto o cotidiano da escola campo, seus projetos de ensino para geografia, as metodologias e materiais didáticos utilizados nas aulas, através de observações, pesquisas realizadas via questionários e entrevistas semi estruturadas, confecção, sugestão e seleção de materiais didáticos, a correção de provas e trabalhos, aplicação de simulados, aulas de reforço, grupos de estudos e regência supervisionada. Até o momento, as ações desenvolvidas abrangeram a diagnose da escola campo, realizada através de observações, leitura e analise do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola campo, aplicação de 01 entrevista com a Diretora e 350 questionários junto aos alunos, bem como as atividades práticas, realizadas através da observação das aulas de Geografia, observação participante com a elaboração de atividades, correção de provas e trabalhos, aulas de reforço no contra turno, organização de eventos e elaboração de materiais didáticos e regência supervisiona. Ao final do mês de maio, será realizada a Ecogincana na escola campo, em parceria com os demais subprojetos, cujo objetivo principal será realizar uma atividade interdisciplinar que aborde a educação ambiental através de atividade divertidas e interativas que envolvam a escola como um todo. Para os meses subseqüentes pretendemos ainda fazer oficinas sobre meio ambiente, grupos de estudo e dar continuidade a regência supervisionada.Downloads
Publicado
2014-12-02
Edição
Seção
Linguística e Letras