GÊNERO NA ESCOLA: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Sollange Alves SANTOS UEG- Iporá- Bolsista PIBID
  • Tathiane Gaulberto ROCHA Bolsista PIBID da UEG de Iporá
  • Maria Geralda MOREIRA Professora da UEG - UNU-Iporá

Palavras-chave:

Gênero. Ensino. Cidadania.

Resumo

O presente trabalho é fruto de experiências adquiridas com o subprojeto Convivendo com a Diversidade, Construindo Cidadania que faz parte do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). O subprojeto é desenvolvido no Colégio Estadual Osório Raimundo de Lima, desde agosto de 2012, por acadêmicas do curso de História da UEG, UnU Iporá. Neste texto analisamos se as formas hierárquicas de gênero estão presentes na escola campo, como são concebidas pelos agentes presentes nela (sejam alunos, equipe gestora e docente) e discutir se as diferenças de gênero têm sido abordadas na escola de forma a promover uma convivência harmoniosa garantindo direitos iguais a todos. Metodologicamente este trabalho se fundamenta em uma abordagem qualitativa e em estudos de teóricos sobre gênero que nortearam a análise das entrevistas realizadas pelas bolsistas, bem como das experiências adquiridas no período de contato e interação com a escola.

Biografia do Autor

  • Sollange Alves SANTOS, UEG- Iporá- Bolsista PIBID
    Bolsista PIBID de ´História da UEG de Iporá
  • Tathiane Gaulberto ROCHA, Bolsista PIBID da UEG de Iporá
    Bolsista do PIBID - UEG Iporá
  • Maria Geralda MOREIRA, Professora da UEG - UNU-Iporá
    Professora do Curso de História da UEG de Iporá. Corodenadora de Área do Subprojeto do PIBID de História.

Downloads

Publicado

2014-11-20