VIOLÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR: UMA ANÁLISE A PARTIR DA ESCOLA CAMPO

Autores

  • Franscimere Cordeiro SOUZA Bolsista do PIBID - UEG - Iporá
  • Nayara Katiucia DIAS Bolsita do PIBID da UEG de Iporá.
  • Maria Geralda MOREIRA Professora da UEG de IPorá

Palavras-chave:

Violência, Escola, Sociedade.

Resumo

O presente texto tem como objetivo identificar os diferentes tipos de violência presente na escola e analisar os motivos que levam os alunos a cometer atos de violência. A violência nas escolas tem crescido nesses últimos tempos, porém, tais práticas estão presentes em todos os lugares e não somente no ambiente escolar. Na escola o comportamento violento não é diferente dos demais espaços sociais. Por ter a escola papel fundamental na formação dos indivíduos torna-se necessário que compreendamos como a violência se processa neste espaço para com base nesse diagnóstico enfrentar tal problema. As reflexões presentes neste texto foram possibilitadas pelas atividades do Projeto Convivendo com a Diversidade: Construindo Cidadania, projeto participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Capes. A partir da analise das produções de textos dos alunos e da vivência na escola, possibilitada pelas ações desenvolvidas diretamente com os alunos a partir dos grupos de estudos, dos filmes, dos encontros, foi possível perceber que, a maioria dos sujeitos participantes das atividades do projeto, percebe a violência somente na sua dimensão física, desconsiderando como violência as práticas do âmbito do simbólico.

Biografia do Autor

  • Franscimere Cordeiro SOUZA, Bolsista do PIBID - UEG - Iporá
    Aluna do curso de história, bolsista do PIBID.
  • Nayara Katiucia DIAS, Bolsita do PIBID da UEG de Iporá.
    Aluna do curso de História e bolsista do PIBID.
  • Maria Geralda MOREIRA, Professora da UEG de IPorá
    Professora da UEG de Iprorá e coordenadora de área do PIBID de História.

Downloads

Publicado

2014-11-20