FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO: teoria, prática docente e reflexões
Palavras-chave:
Formação de professores. Letramento. Prática docenteResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência das ações vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/UEG, subprojeto Letramento, que colabora com a formação de futuros professores do curso de Letras da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Jussara, com enfoque no uso social dos diversos gêneros textuais na perspectiva do Letramento. O projeto de iniciação à docência é um espaço para ampliar as possibilidades de o futuro professor conhecer melhor, sob a ótica da profissão professor, o espaço/tempo da ação educativa formal, intencional, organizada a partir de objetivos, metodologias e avaliações para se alcançar a aprendizagem dos conteúdos, pressupondo o desenvolvimento de habilidades e competências inerentes à etapa e nível de ensino. O projeto objetiva ampliar as oportunidades das Licenciandas/bolsistas vivenciarem ações didático-pedagógicas que ampliem o próprio letramento e colaborem com o letramento dos alunos da Educação Básica por meio de atividades de monitoria, oficinas, encontro de formação continuada para professores e funcionários do Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos. As ações do subprojeto fundamentam-se nas teorias de Kleiman (1995), Mortatti (2004), Ribeiro (2004), Tfouni (2002), Soares (2006), Rojo (2009), as quais são estudadas/socializadas semanalmente nos grupos de estudo realizados na Unidade Universitária. Espera-se, com o subprojeto, aproximar mais a Universidade da Educação Básica, estimular a prática pedagógica da escola na perspectiva do letramento, proporcionar formação de qualidade às licenciandas em Letras e contribuir para a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem e dos resultados da escola em relação às avaliações internas e externas.Downloads
Publicado
2014-12-02
Edição
Seção
Linguística e Letras