O PIBID COMO INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PESQUISADORES

Autores

  • Wilton do Nascimento Balmante UNUCSEH - Unidade Universitária de Ciências Sócio-Econômicas e Humanas

Palavras-chave:

Pibid. Formação de professores. Pesquisa.

Resumo

O uso dos recursos alternativos para o ensino/aprendizagem vem enriquecendo os laços entre educador e aluno, fortalecendo os diversos modelos metodológicos que podem ser usados na construção do conhecimento e com a revolução técnico científica aprimorou e facilitou a construção deste conhecimento, pois, tem-se uma infinidade de recursos, seja multimídia, aparato tecnológico, que possibilita uma forte interatividade entre educador e aluno, escola e academia, escola e sociedade, conhecimento produzido na academia e a sua reprodução na escola. O objeto dessa pesquisa está em correlacionar o Programa Institucional de Bolsista de Iniciação a docência – PIBID à prática na formação do professor/pesquisador no ensino. O PIBID possibilita um contato imediato do graduando na prática da docência, partindo do pressuposto que o ensino é uma prática social e cultural aliando teoria e prática, rompendo o padrão normativo no qual o aluno só tem essa prática docente a partir da disciplina de estágio. Os resultados esperados deste relato estão na construção de um conhecimento voltado para a reflexão do ensino partindo da prerrogativa da pesquisa. O caminho metodológico foi construído com base em pesquisa bibliográfica, levantamento de dados junto aos alunos e,na reflexão das aulas ministradas em sala de aula.

Downloads

Publicado

2014-11-20