DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE HISTÓRIA: EM BUSCA DE AULAS MAIS PRAZEROSAS E SIGNIFICATIVAS
Palavras-chave:
Ensino de História. Aprendizagem Significativa. Metodologias de Ensino.Resumo
O subprojeto de História priorizou o trabalho com diversas metodologias de ensino, visando despertar maior interesse dos educandos pela disciplina História e diminuir a distância entre o conhecimento histórico produzido e o que tem sido praticado no cotidiano na sala de aula. Buscou-se, portanto, a interação entre pesquisa e ensino visando o diálogo e interação entre universidade e educação básica, num compromisso coma a formação inicial e continuada. Os principais objetivos propostos foram: incorporar novas linguagens ao ensino da História, explorando novos objetos, fontes e abordagens; proporcionar aulas de História mais prazerosas e significativas; desenvolver habilidades para a docência e domínio das diferentes linguagens; possibilitar a articulação entre teoria e prática melhorando a qualidade das ações acadêmicas. A metodologia adotada no subprojeto foi a seguinte: diagnóstico da realidade da escola, conhecendo seu público alvo; preparação de cada metodologia com embasamento teórico apropriado; discussão e debate nos encontros da equipe; e aplicação das oficinas junto aos alunos da educação básica. Quanto aos resultados, constatou-se que a incorporação destas novas linguagens nas aulas contribuiu de modo significativo para o processo de ensino/aprendizagem e que a utilização das linguagens do cinema, iconografia, patrimônio cultural, literatura e teatro nas aulas de História despertaram nos alunos maior interesse pelos conteúdos e conceitos históricos, contribuindo para a superação das dificuldades para se expressarem e melhor convivência social. O aprendizado dos bolsistas pode ser avaliado pelo desempenho das atividades voltadas para a docência e pela conscientização de que ensino e pesquisa são indissociáveis.Downloads
Publicado
2014-11-20
Edição
Seção
Ciências Humanas