DESAFIOS E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE HISTÓRIA: EM BUSCA DE AULAS MAIS PRAZEROSAS E SIGNIFICATIVAS

Autores

  • Maria de Fátima Oliveira UNUCSEH HISTORIA

Palavras-chave:

Ensino de História. Aprendizagem Significativa. Metodologias de Ensino.

Resumo

O subprojeto de História priorizou o trabalho com diversas metodologias de ensino, visando despertar maior interesse dos educandos pela disciplina História e diminuir a distância entre o conhecimento histórico produzido e o que tem sido praticado no cotidiano na sala de aula. Buscou-se, portanto, a interação entre pesquisa e ensino visando o diálogo e interação entre universidade e educação básica, num compromisso coma a formação inicial e continuada. Os principais objetivos propostos foram: incorporar novas linguagens ao ensino da História, explorando novos objetos, fontes e abordagens; proporcionar aulas de História mais prazerosas e significativas; desenvolver habilidades para a docência e domínio das diferentes linguagens; possibilitar a articulação entre teoria e prática melhorando a qualidade das ações acadêmicas. A metodologia adotada no subprojeto foi a seguinte: diagnóstico da realidade da escola, conhecendo seu público alvo; preparação de cada metodologia com embasamento teórico apropriado; discussão e debate nos encontros da equipe; e aplicação das oficinas junto aos alunos da educação básica. Quanto aos resultados, constatou-se que a incorporação destas novas linguagens nas aulas contribuiu de modo significativo para o processo de ensino/aprendizagem e que a utilização das linguagens do cinema, iconografia, patrimônio cultural, literatura e teatro nas aulas de História despertaram nos alunos maior interesse pelos conteúdos e conceitos históricos, contribuindo para a superação das dificuldades para se expressarem e melhor convivência social. O aprendizado dos bolsistas pode ser avaliado pelo desempenho das atividades voltadas para a docência e pela conscientização de que ensino e pesquisa são indissociáveis.

Biografia do Autor

  • Maria de Fátima Oliveira, UNUCSEH HISTORIA
    Professora da Universidade Estadual de Goiás (UEG). Doutora em História (UFG). Coordenadora do Subprojeto de História da UnUCSEH do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). E-mail: proffatima@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2014-11-20