Diálogos do ensino e pesquisa em história com as demandas e necessidades da escola pública
Palavras-chave:
História, universidade, escola públicaResumo
Este trabalho tem por objetivo relatar a experiência do subprojeto do Curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Goiás-UEG desenvolvido no Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira de Pires do Rio-Goiás sob o âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID. Através da realização de diálogos da História acadêmica e documental - em suas dimensões de ensino e pesquisa - com as demandas e necessidades da escola pública, o subprojeto em questão visa integrar a educação superior à educação básica, enfatizada no ensino médio, do primeiro ao terceiro ano: visto que o Colégio Estadual Professor Ivan Ferreira, a escola-parceira, é um polo regional do ensino médio, contando com 586 alunos, tendo assim, uma grande importância no processo de formação de jovens na cidade de Pires do Rio bem como na região. As atividades foram realizadas diante da aproximação, leituras e debates com o grupo formado pelo Professor Coordenador – docente efetivo da Universidade, com experiência e pesquisa na formação de docentes, que fez um acompanhamento sistemático e semanal das atividades propostas em reunião, com a formulação de atividades, avaliação e reformulação de ações; estas atividades foram auxiliadas pelo Professor-Supervisor (professor efetivo e regente da escola), que acompanhou diretamente a realização das propostas anteriormente discutidas e elaboradas pelo grupo; as atividades foram efetivamente realizadas pelos seis alunos bolsistas (alunos do curso de História da UEG). Tais atividades até o momento foram: diagnose e análise do Projeto Político Pedagógico da escola-parceira, observação e monitoria nas aulas de História, apoio e correção de provas, palestra sobre História de Goiás (a pedido da professora-supervisora), exibição de filmes com temática étnico-racial, participação em conselhos de classe e nas reuniões de planejamento do ano letivo.Downloads
Publicado
2014-11-20
Edição
Seção
Ciências Humanas