AS FRONTEIRAS DO SABER NO ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • Cristina Lopes Cabral Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

PIBID. Literatura-História. Sala de aula

Resumo

O presente relato irá discorrer sobre as atividades desenvolvidas no Subprojeto de História da (UnUCSEH), através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e executadas no Colégio Estadual Antensina Santana, Anápolis-Go. O foco principal da comunicação será o projeto que buscou aliar Literatura e História através do Livro “O Diário de Anne Frank”, aplicado junto aos alunos do nono ano do Ensino Fundamental. A análise do Diário e sua utilização no ambiente escolar mostraram que o efetivo sucesso resultante da aplicação do Projeto em sala de aula deveu-se à sua utilização juntamente com outras fontes, livro didático, imagens e pesquisa na internet. O objetivo foi proporcionar aos alunos a capacidade de fazerem uma leitura crítica desta fonte, compreender o contexto histórico no qual foi produzida, e tornar a leitura e a compreensão dessa fonte mais prazerosa. O uso desta metodologia resultou em maior interesse dos alunos pela história do livro, já que houve uma identificação com a faixa etária da personagem. No final do trabalho, visando um aprofundamento do conhecimento histórico, foi proposta uma atividade que os instigassem a buscar além do texto escrito, o contexto histórico, a biografia da autora e as peculiaridades da escrita confessional.

Downloads

Publicado

2014-11-20