OFICINAS PEDAGÓGICAS: ludicidade na ampliação das práticas de Letramento no Ensino Fundamental
Resumo
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências relacionadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Letramento, vivenciadas pelas Professoras Licenciandas do curso de Licenciatura em Letras da UEG/UnU de Jussara. Letramento é a capacidade que uma pessoa tem de fazer uso da leitura e da escrita no meio social, Mortatti (2004), Soares (2006). Por meio desse subprojeto busca-se ampliar as noções teóricas sobre o letramento das acadêmicas, bem como dos alunos da segunda etapa do Ensino Fundamental, e professores da escola-campo “Colégio Estadual Jandira Ponciano dos Passos” onde é realizado o subprojeto. As monitorias acontecem semanalmente, especificamente com os alunos das turmas do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Na monitoria as acadêmicas podem vivenciar de perto o trabalho do professor titular e ainda auxiliar os alunos naquilo em que eles mais apresentam dificuldades em relação aos conteúdos de Língua Portuguesa. Há também grupos de estudo semanalmente na UEG. Nessa oportunidade os integrantes do subprojeto têm a chance de estar em contato com teóricos que servem como suporte para todo o trabalho que é desenvolvido. Nesse relato será enfocado as oficinas realizadas com os alunos e professores da escola-campo. Espera-se que com a realização desse trabalho os alunos e professores da escola possam aprimorar suas concepções e práticas de letramento, não só estes, mas também as Professoras Licenciandas e os Professores Orientadores, que juntos contribuem para a realização dessa nova forma de ver o ensino e aplicar esse conhecimento nas experiências do dia-a-dia. Palavras-chave: Letramento. Oficinas Pedagógicas. Prática Docente.Downloads
Publicado
2014-12-02
Edição
Seção
Linguística e Letras