SUBPROJETO DE LETRAS UNU DE PIRES DO RIO: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

Autores

  • kenia Mara Siqueira Universidade Estadual de Goiás, UnU de Pires do Rio

Palavras-chave:

Leitura. Sociointeracionismo. Gêneros textuais.

Resumo

O ensino de Língua Portuguesa sempre esbarrou num problema crucial: como formar leitores e produtores de texto escrito condizentes com os critérios de textualização que se espera encontrar em qualquer enunciado. Em outras palavras, o ensino de português tem uma enorme atribuição: atingir o letramento mínimo exigido pelas diversas esferas humanas do conhecimento. Nessa perspectiva, foram elaboradas as diretrizes teórico metodológicas para o desenvolvimento do subprojeto de Letras da UnU/Pires do Rio. As atividades didático pedagógicas foram pensadas e realizadas mediante a concepção sociointeracionista da linguagem que concebe o texto (escrito ou falado) como processo de interlocução que envolve atores sócio-historicamente envolvidos nas mais variadas situações de comunicação. Disso decorre o trabalho em sala de aula com gêneros textuais diversificados salientando o aspecto funcional da linguagem, ou seja, a língua em uso.

Biografia do Autor

  • kenia Mara Siqueira, Universidade Estadual de Goiás, UnU de Pires do Rio
    Professora de Linguística e Língua Portuguesa da UEG, UnU de Pires do Rio. Doutora em Linguística pela UFG.

Downloads

Publicado

2014-12-02