CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA DE ENSINO

Autores

  • Paula Roberta dos Santos Universidade Estadual de Goias
  • Deborah Smith B Melo Universidade Estadual de Goiás
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres Universidade Estadual de Goiás

Resumo

O ensino de geometria espacial é um desafio para os educadores, pois são conceitos abstratos onde se trabalha com representações e não com o concreto, o que compromete a aprendizagem do educando. Para minimizar essas dificuldades,através do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), os bolsistas do curso de Licenciatura Matemática da Universidade Estadual de Goiás, desenvolvem diversas atividades pelo projeto Geometria – Arte de Construir. E uma das propostas é a ludicidade na educação matemática, que se trata do uso de materiais didáticos diferenciados. Pensando nisso, alguns pibidianos do planejaram e executaram, em forma de oficina, a Construção dos Poliedros de Platão, com o objetivo de buscar a melhor aprendizagem dos alunos. Com esta proposta construiu-se juntamente com os alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Iporá, os sólidos platônicos, utilizando materiais de baixo de custo, sendo estes, papelão, canudos, barbantes e ligas de elástico. Também se fez uso do origami, com a construção do cubo, utilizando o papel color sete. A partir disso, os alunos puderam compreender de forma mais eficaz os conceitos de face, aresta, vértice, diagonal e ainda revisaram o conceito das áreas de figuras planas presentes nos poliedros, sendo estes quadrados, triângulos e pentágonos. O uso de atividades lúdicas impulsionou o processo ensino/aprendizagem. A eficácia dos resultados foi verificada no desenvolvimento das aulas junto com os alunos e nas avaliações posteriores.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2014-11-20