APRENDENDO MATEMÁTICA BRINCANDO COM PIPAS
Palavras-chave:
Conceitos Matemáticos. Interdisciplinaridade. Construção.Resumo
O seguinte relato de experiência se baseia na reflexão e desenvolvimento do projeto denominado PIPA. O mesmo foi realizado em uma Escola Estadual de Iporá-GO, através das atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência), com os bolsistas do curso de Licenciatura Matemática da Universidade Estadual de Goiás. Mesmo com inúmeras pesquisas na área da educação matemática que contribuem discutindo o ensino e aprendizagem da Matemática, esta disciplina vem sendo ensinada de forma tradicional, gerando ao aluno uma concepção de que é uma matéria difícil e sem aplicação em seu cotidiano, o que tem ocasionado desmotivação e déficit no ensino aprendizagem. Na busca de mudar essa concepção com objetivo de motivar os alunos a tomarem gosto pela matemática, tornando seu ensino mais divertido e de melhor compreensão, a proposta foi dividida em várias etapas. Primeiramente foi trabalhado o filme “O caçador de Pipas”, num contexto interdisciplinar, focando os fatos históricos presentes. Depois foi discutida a contribuição da Pipa para os estudos da arte, baseando em suas construções, estética e cores. Foram ministradas aulas abordando conteúdos como: Teorema de Pitágoras, aplicações e cálculos de áreas e perímetros, ângulos e trigonometria no triângulo retângulo. Finalizando a proposta, após a construção individual da Pipa, foi realizado um campeonato em que os alunos que construiram suas Pipas puderam soltá-las. O projeto Pipa tornou o ensino da matemática mais significativo, potencializando o aprendizado de vários conceitos matemáticos e a melhoria no relacionamento aluno-matemática, professor-aluno, aluno-escola. A fundamentação teórica se fez nos estudos dos autores D’Ambrósio (1998, 2005), Fazenda (2001), Gusmão (1999), dentre outros. Palavras-chave: Conceitos Matemáticos. Interdisciplinaridade. Construção.Downloads
Publicado
2014-11-20
Edição
Seção
Ciências Exatas