O PATRIMÔNIO CULTURAL E O ENSINO DE HISTÓRIA

Autores

  • PATRIK LUAN COSTA BARBOSA Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Metodologia. Patrimônio. Memória.

Resumo

O presente trabalho propõe-se a relatar a experiência obtida com o desenvolvimento do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) no Colégio Estadual Antensina Santa, com enfoque na utilização de uma metodologia voltada para a utilização do patrimônio histórico cultural no ensino de História. A partir de leituras teóricas sobre a relação da História com a memória e sobre a importância do aproveitamento dos patrimônios como fonte de conhecimento, um projeto foi elaborado. Para aplicação da metodologia, foi selecionado o Museu Histórico de Anápolis, pois ele representa muito da História local. Pretendeu-se construir, a partir da aplicação dessa metodologia, uma percepção nos alunos de que o acervo de um museu (enquanto patrimônio cultural) e a própria instituição, além de poder propiciar o conhecimento da História local, é portadora de um discurso.

Biografia do Autor

  • PATRIK LUAN COSTA BARBOSA, Universidade Estadual de Goiás
    Docente do 2º ano de História da UEG (UnUCSEH) Anápolis. Bolsista do Programa institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto de História.

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Publicado

2014-11-20