O JOGO COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM: ATIVIDADES PROPOSTAS PELO PIBID

Autores

  • Tyago Campos Martins
  • Douglas Pereira Azevedo
  • Thalitta Fernandes de Carvalho Peres
  • Núbia Cristina dos Santos Lemes

Palavras-chave:

Jogos Matemáticos. Metodologia de Ensino. Formação Docente.

Resumo

Diversos conteúdos matemáticos são considerados difíceis, tanto para assimilação pelos alunos quanto a forma de ensiná-los. Assim, este trabalho relata experiências da busca pelo uso de jogos com o objetivo de levar o aluno à descoberta de padrões antes abstratos, discutir o significado dos mesmos e trabalhar suas representações e funções no contexto da matemática. O desenvolvimento do Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), permite que a Universidade transponha seus muros. As instituições que contemplam o mesmo oportunizam ao futuro docente experiências inéditas e valiosas com o contato no meio social em que lidará durante a sua prática docente. Este relato tem como intuito discutir a importância da inserção de jogos e brincadeiras como metodologias de ensino durante as aulas de Matemática. Por meio das experiências e vivências proporcionadas pelo PIBID, discutimos as habilidades e competências exigidas de um educador matemático. Com o uso dos jogos nas oficinas, reforços e monitorias, foi proposto aos alunos experimentar uma forma diferente de adquirir conhecimento através de atividades interessantes, desafiadoras e prazerosas. Palavras- chave: Jogos Matemáticos. Metodologia de Ensino. Formação Docente.

Downloads

Publicado

2014-11-20