A DIVERIDADE CULTURAL NO COTIDIANO ESCOLAR: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Autores

  • Rosielaine Valadão BARBOSA Bolsista do PIBID de UEG
  • Maria Conceição SOUSA Bolsista do PIBID da UEG.
  • Maria Geralda MOREIRA Professora da UEG. Coordenadora de Área do PIBID.
  • Madalena Dias Freitas Professora Supervisora do subprojeto o PIBID de História da UEG de Iporá.

Palavras-chave:

Diversidade cultural. Escola-campo. Formação.

Resumo

O presente texto tem como objetivo relatar e analisar as experiências vivenciadas pelas bolsistas do PIBID, do Curso de História da Universidade Estadual de Goiás, Unidade de Iporá, no período de agosto de 2012 a maio de 2013 na escola campo, através do projeto Convivendo com a Diversidade: Construindo Cidadania, que faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) da Capes. As ações desenvolvidas pelas bolsistas visam contribuir com a construção de espaços de diálogos e de valorização das diferenças culturais no Colégio Estadual Osório Raimundo de Lima, na cidade de Iporá. Como resultados concretos das atividades desenvolvidas têm o documentário: Diversidade Cultural na Escola: uma abordagem do preconceito racial, produzido com os alunos e a professora supervisora. A partir da construção do documentário e das discussões presentes no mesmo consideramos que os objetivos de contribuir com a escola na construção de espaço de reconhecimento, discussão e respeito à diversidade foram alcançados.

Biografia do Autor

  • Rosielaine Valadão BARBOSA, Bolsista do PIBID de UEG
    Aluna do curso de História e bolsista do PIBID.
  • Maria Conceição SOUSA, Bolsista do PIBID da UEG.
    Aluna da UEG e Bolsista do PIBID.
  • Maria Geralda MOREIRA, Professora da UEG. Coordenadora de Área do PIBID.
    Professora da UEG de Iporá, mestre em História pela UFG, coordenadora de Área do PIBID. Subprojeto de História. UEG, Iporá.
  • Madalena Dias Freitas, Professora Supervisora do subprojeto o PIBID de História da UEG de Iporá.
    Professora da SEE e da UEG de Iporá. Mestre em História pela PUC-GO.

Downloads

Publicado

2014-12-02