DINÂMICA EDUCACIONAL NA SALA DE AULA
Palavras-chave:
Experimentos, docência e aprendizado.Resumo
Desenvolvemos na escola um projeto em que apresentamos, de forma lúdica, os tópicos de Física aos alunos, assim os discentes contextualizaram o conteúdo e compreenderam melhor como a disciplina é aplicada no seu dia a dia. Com isso tivemos uma participação mais efetivas dos estudantes, dentro e fora da sala de aula, desencadeando um interesse maior pela matéria. No começo das apresentações, houve certo receio dos alunos com os monitores em sala, sendo estes comparados a professores, por isso tivemos de conquistar sua confiança e respeito para que pudéssemos começar a desenvolver o projeto com maior segurança e colaboração dos estudantes. Em contrapartida, na escola houve um interesse maior no projeto por parte da equipe gestora da instituição, devido à aparente melhoria no desempenho dos alunos. Semanalmente fazíamos a monitoria em sala de, auxiliando o professor e ajudando de forma individual. Na carteira dos alunos, resolvíamos exercícios e tirávamos dúvidas sobre conteúdo que estava sendo ministrado pelo docente. Também à tarde, periodicamente, resolvíamos exercícios de revisão e preparatórios para vestibulares em geral. Para enriquecimento de todas as aulas, apresentávamos experimentos, sendo estes de baixo custo. Com o começo do projeto, aprendemos a identificar todos os tipo de alunos e suas dificuldades aparentes, sendo que alguns de nós nunca havíamos entrado em sala de aula. Em razão dos problemas enfrentados pelo professor, como indisciplina e falta de interesse dos alunos, tivemos receio de lidar com as turmas, gerando uma dificuldade inicial com o desenvolvimento do trabalho. Após a realização dos experimentos, aumentamos o nosso conhecimento e também dos alunos, sendo isso perceptível em suas notas, assim também conseguimos trazê-los para outra realidade, mostrando como a Física é menos abstrata do que eles pensavam. Desta forma, aprendemos como trabalhar em sala de aula, sendo de suma importância para o início da nossa carreira docente.Downloads
Publicado
2014-11-20
Edição
Seção
Ciências Exatas