PIBID: OPORTUNIDADE DE APRENDER, ENSINAR E INOVAR

Autores

  • Priscilla Fabiane de Brito Universidade Estadual de Goiás - UEG - UNUCSEH

Palavras-chave:

Pesquisa, Formação, Docência.

Resumo

Quando o assunto é o ensino de Geografia surgem inúmeros pontos merecedores de discussão. Um dos principais centra-se na dificuldade em se ensinar e aprender determinados conteúdos considerados difíceis, como exemplo podem ser citados aqueles relacionados com Cartografia e Geografia Física. A realização do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID/CAPES se deu em um contexto onde o mundo globalizado passa a exigir muito mais dos processos educativos vigentes no país. No caso do subprojeto do qual fazemos parte, está sendo desenvolvido numa escola pública inserida na região central de Anápolis, o Colégio Estadual Polivalente Frei João Batista, cuja demanda de alunos não vem somente desse local, mas também de regiões da cidade consideradas periféricas. O público alvo são os alunos das séries finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio e alunos em progressão de Geografia. Nesse contexto o PIBID se insere, concedendo aos bolsistas a oportunidade de não apenas se capacitarem, mas também contribuírem inovadoramente para o ensino de conteúdos de Geografia. O programa oferece aos estudantes beneficiados das escolas parceiras a chance de aprender tais conteúdos de maneira mais integrada. Sendo orgulhosamente bolsistas do projeto, sentimos o dever de realizar um relato expondo as principais experiências adquiridas durante seu desenvolvimento. O contato antecipado com a sala de aula, antes mesmo do início das atividades do estágio, o trabalho coletivo, a sensação de poder contribuir de forma positiva agindo sobre as dificuldades que os estudantes possuem, a construção de uma forma inovadora de conhecimento relacionado às mídias exigidas pelo mundo globalizado; podendo utilizá-las junto aos alunos que se encontram também inseridos nesse contexto, mas nem sempre efetivamente incluídos, são alguns dos pontos que devem ser destacados no sentido de que fizeram a diferença para a nossa formação até aqui.

Downloads

Publicado

2014-12-02