TEORIA E PRÁTICA: ENSINO, PESQUISA E FORMAÇÃO NAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO SUBPROJETO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA – UEG UNU JUSSARA

Autores

  • Ordália Cristina Gonçalves Araújo UEG

Palavras-chave:

Formação inicial e contínua. Ensino de história. Material didático.

Resumo

O subprojeto de Licenciatura em História do Pibid na UEG – UnU Jussara fundamentou-se em princípios básicos que envolveram a discussão da formação docente no curso de Licenciatura em História e o ensino dessa mesma disciplina no Colégio Estadual Dom Bosco. A proposta constituía-se em contribuir para que os alunos bolsistas vivenciassem, no ambiente escolar, questões teóricas e práticas relacionadas ao exercício docente colaborando na formação dos estudantes do colégio atendidos por este subprojeto e testar novas metodologias com vistas a auxiliar os docentes da educação básica a fortalecer a proposta de Ensino de História na instituição. Sua metodologia pautou-se pela ênfase na relação estabelecida entre Escola/Universidade por meio de estudos voltados para questões teóricas e práticas da história e seu ensino e análises e planejamentos de situações didáticas, viabilizados pelos encontros realizados periodicamente com a presença de todos os envolvidos no Subprojeto. A proposta contribuiu, portanto, para a formação inicial e contínua de todos os envolvidos na mesma e articulou o diálogo entre universidade/escola relacionados aos debates sobre a produção e difusão do conhecimento em História a partir da produção de novos materiais didáticos.

Biografia do Autor

  • Ordália Cristina Gonçalves Araújo, UEG
    Curso de História. Disciplina: Didática e Metodologia do Ensino de História I

Downloads

Publicado

2014-12-02