A EXPERIENCIA VIVIDA PELOS PROFESSORES E BOLSISTAS DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA NO ENSINO DA LEITURA

Autores

  • Eliane Gonçalves Costa Anderi

Palavras-chave:

Leitura enquanto conteúdo de ensino. Dificuldade de aprendizagem e de ensino da leitura. Formação do professor para a formação do leitor.

Resumo

O Subprojeto de Pedagogia da UnUCSEH tem por objeto de investigação a dificuldade de ensino aprendizagem na leitura e na escrita com crianças dos anos inicias do Ensino Fundamental. Entre seus objetivos consta: fomentar a formação de professores alfabetizadores para atuar nas instituições públicas de ensino; trazer a formação do professor para dentro da profissão por meio da experiência na prática do magistério no contexto da escola e da sala de aula; compreender a dificuldade de aprendizagem das crianças em relação à aquisição da língua escrita nos anos iniciais do ensino fundamental e identificar os processos e os mecanismos de superação dessas dificuldades; criar um ambiente propício à investigação e a reflexão dos problemas da prática docente no contexto real da sala de aula, na troca de experiências e saberes sobre as questões ligadas ao cotidiano escolar. O trabalho desenvolvido por meio de observação participante em que as bolsistas permaneciam na escola três vezes por semana, durante todo o período da aula. Todo o trabalho foi registrado em um caderno de protocolo que serviu de objeto de análise e reflexão sobre os problemas de aprendizagem, gestão de sala e dos processos pedagógicos, interação entre alunos e entre eles e a professora. As bolsistas desenvolveram várias atividades na escola como, por exemplo: elaboração de diagnostico do nível de desenvolvimento de leitura e de escrita das crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagens; acompanhamento e auxilio as crianças na realização das atividades propostas pela professora; elaboração e desenvolvimento de projeto de leitura literária; elaboração de uma coletânea de textos para subsidiar o trabalho de ensino da leitura enquanto conteúdo; estudos teóricos sobre a leitura e o processo de aquisição da linguagem escrita por falantes de língua portuguesa.

Biografia do Autor

  • Eliane Gonçalves Costa Anderi
    Professora da área de didática da alfabetização do curso de Pedagogia da Unidade Universitária de Ciencias Sócio Econômicas e Humanas da UEG

Downloads

Publicado

2014-12-02