PIBID/GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO: relatos de experiência no município de Goiás (2012-2013)
Palavras-chave:
Ensino de Geografia, PIBID, Educação do Campo,Resumo
O presente trabalho tem por objetivo relatar as experiências vivenciadas a partir do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID - subprojeto de Geografia em uma escola no/do campo do município de Goiás. O projeto, em si, busca promover um processo de formação participativa envolvendo professores e alunos universitários com formação em Geografia e professores e alunos do ensino básico de uma das escolas no/do campo no município de Goiás. Metodologicamente, temos construído uma discussão baseada na pesquisa ação, pois, além do aprendizado dos alunos quanto ao cotidiano da escola do campo, acreditamos ser necessário que o ensino seja visualizado de forma conecta com a pesquisa e a extensão. O projeto ainda está em desenvolvimento, mas tem contribuído na formação dos bolsistas graduandos tanto em relação às bases teóricas quanto em relação à práxis escolar; inserção dos bolsistas graduandos no contexto das escolas do campo, uma realidade anteriormente desconhecida; maior contato dos bolsistas com a vivência e a cultura camponesa; interesse dos bolsistas graduandos pelas discussões a respeito da educação do campo e temáticas afins; possibilidade de contribuir com o ensino da escola parceira, cuja comunidade tem se mostrado muito receptiva ao projeto, entre outros.Downloads
Publicado
2014-12-02
Edição
Seção
Ciências Humanas