O QUE NÃO SE APRENDE NOS BANCOS DAS UNIVERSIDADES: A RELAÇÃO DE EXPERIÊNCIA ENTRE DOCENTES E DISCENTES

Autores

  • Ana Paula Paula Alves de Oliveira Universidade Estadual de Goiás
  • nayrhainne Souza Souza Duarte Universidade Estadual de Goiás

Palavras-chave:

Experiência. Minicurso. Docência.

Resumo

RESUMO:O presente texto tem por finalidade apresentar um dos principais relatos de experiências vivenciadas no subprojeto de história do PIBID (2012/2013) da unidade de Jussara. Dentre as várias atividades desenvolvidas na escola-campo, optamos por selecionar a mais marcante, que se inicia na elaboração de um projeto de minicurso, que obedeceu ao eixo temático proposto pelo Currículo de Referência da Educação Básica de Goiás, sendo “A construção da Idade Moderna e o processo de conquista e colonização européia do Novo Mundo”. Com o eixo temático predefinido para elaboração do minicurso, buscamos selecionar um tema que permitisse aos estudantes o contato com importantes conceitos históricos. Outro aspecto preponderante para o recorte temático, teórico e metodológico da elaboração do projeto, consiste na gama de informações colhidas e observadas no decorrer do intenso processo de monitorias. Monitorias estas que se iniciaram a partir do 1º semestre do ano letivo de 2013 e constituíram ferramentas importantíssimas para a formação profissional dos futuros docentes. Partindo desses pressupostos chegou-se ao tema: “Mundus novus a visão do outro”. Tema que foi fruto de pesquisas e recortes teóricos, entretanto que careceu de adaptações didáticas para a aplicação, tendo em vista a turma do 7º ano do ensino fundamental segunda fase. Este projeto mostrou que o ensino de História se constitui em processos contínuos, que devem ser compreendidos, visando desenvolver indivíduos críticos e ativos perante a sociedade atual, partindo do principio de aceitação e respeito com a cultura do “outro”, uma vez, que vivemos numa sociedade multicultural. De acordo com as expectativas citadas acima acreditamos, mediante as discussões em sala e a correção das atividades avaliativas, que a maioria dos alunos conseguiu captar o principal objetivo do minicurso, nos proporcionando assim experiências provenientes do contato com os alunos, que não podem ser ensinadas nem nas melhores aulas das Universidades.

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Publicado

2014-12-02