PIBID: CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES

Autores

  • Aparecida Maria Maria Ferreira Candido
  • Jeniffer Amaral de Oliveira

Resumo

Os objetivos do subprojeto do Pibid são incentivar a participação dos discentes na educação básica e antecipar essa experiência, contribuindo para a formação docente. Ao ingressar no subprojeto do Pibid nós, acadêmicos da UEG UnU - Jussara, temos realizados alguns trabalhos como os levantamentos de documentos para o conhecimento das normas político-pedagógicas da escola, o planejamento de atividades didáticas (aulas, minicurso, oficinas, projetos de História e cinema) com o intuito de ampliar nossos conhecimentos profissionais e a participação no cotidiano educacional. Estes trabalhos têm como objetivo conhecer a relação professor aluno e como esta relação pode contribuir para o aprimoramento do conhecimento dos conteúdos de História pelos alunos de ensino fundamental. Esses trabalhos foram realizados da seguinte forma: com os monitoramentos das aulas que tinham como objetivo o conhecimento prévio entre alunos e bolsistas no sentido de contribuir no momento de realização das atividades planejadas, como aconteceu quando realizamos o projeto do minicurso. O desenvolvimento deste trabalho alcançou a meta esperada, que é despertar o interesse do aluno e aprofundar o conhecimento no ensino de História, pois os alunos apresentaram bons resultados em relação às atividades propostas em sala de aula. Sendo que nestas atividades foi utilizada a metodologia de analise de musica e charge relacionando-as com os conteúdos trabalhados em sala. Palavras-chave: Educação Básica. Experiência docente. Ensino de História.

Biografia do Autor

  • Aparecida Maria Maria Ferreira Candido

     

                            AS CRUZADAS

       Hilário Franco Junior

    As curzadas foram designações proposta pela Igreja católica de Roma que prôpos a retomada do território da Palestina e Jerusalém, que é a "Terra Santa", que estavam sob o julgo dos mulcumanos, estes de acordo com a Igreja estavam maltratando os irmãos cristãos que viviam neste local.

    Através do discurso proferido os ouvintes se colocaram como designados para o auxilio dos cristãos do oriente,não sabendo eles que a real intenção da Igreja estava, escondida. Nesse interim com a disposição feudal da primogenitura, onde só o primeiro filho herda seus bens, os outros irmãos ficavam a disposição  destes para trabalhar ou seriam cléricos em alguma Igreja.

    Isso fez com que aumentasse a proporção  de distribuição dos ens da Igreja, logo a saída encontrada foi á realização das Cruzadas para um desafogar do escoamento dos recursos da Madre Igreja.

    A principal formulação que pode se coloca junto as Cruzadas é a capacidade com que as pessoasrealmente acreditavam em uma propensa bondade da Igreja, não percebiam a jogada que se colocava por trás da mgnifica ideia de salvação do povo e do territorio, dito Santo, colocando o próprio Deus como agente negociador, a sua supremacia. 

    Ana Paula de Oliveira, Aparecida Maria Ferreira Candido, Fabio Neres, Wanderson Claudio.

Downloads

Publicado

2014-12-02